25 de outubro de 2010

MARILIA CARNEIRO.

Alexandre Borges e figurinista da Globo contam como o figurino de Jacques Leclair foi criado

  • Alexandre Borges durante intervalo de gravação de Ti-Ti-Ti (2/9/10) Alexandre Borges durante intervalo de gravação de "Ti-Ti-Ti" (2/9/10)
O estilo do famoso costureiro da década de 70, Dener Pamplona de Abreu, com um toque de bicheiro. Assim pode ser definido o figurino de Jacques Leclair, extravagante estilista interpretado por Alexandre Borges na novela “Ti-Ti-Ti”. Criado pela figurinista Marília Carneiro, o “look” do personagem é tão exagerado que choca até mesmo seu intérprete. “O Jacques faz muitas sobreposições e acaba ficando um pouco 'over'”, diz, rindo, o ator. Mas Alexandre admite que usaria algumas peças do personagem. “Tem umas que separadamente ficam legais, como os óculos e os ternos claros”.
Na Globo há 37 anos, Marília Carneiro também se diverte ao descrever o figurino de Jacques Leclair. Principalmente quando fala sobre seus exagerados coletes e paletós com estampa que lembram estofados de sofá. “Os tecidos do figurino do Jacques são absolutamente inacreditáveis. São de brocado, têm brilho. Ninguém usa aquilo. É uma coisa meio da fantasia!”, descreve Marília, às gargalhadas.
  • Os extravagantes sapatos do figurino de Jacques Leclair
A figurinista conta que começou a pensar no visual “barroco” de Jacques bem antes de a novela estrear. Como de costume, meses antes de a trama ir ao ar, ela leu o perfil do estilista enviado pelo autor da trama e começou a buscar inspiração nas revistas de moda. “Para ilustrar, faço um esboço em uma cartolina com figuras tiradas dessas revistas”, explica Marília, mostrando as publicações especializadas em moda.
Em seguida, Marília se reuniu com Jorge Fernando, diretor da novela, e mostrou suas ideias. “Tivemos o cuidado de não deixar o personagem muito caricato. Tanto na interpretação do Alexandre quanto na criação do figurino procuramos achar um ponto para não ficar programa de humor. Até porque, caricatura quando passa do ponto, perde completamente a graça”, opina.
“Sinto falta dos lencinhos quando não estou gravando”
De todos os itens do guarda-roupa de Jacques Leclair, os lenços são os que chamam mais a atenção do público. Além dos excêntricos sapatos, claro! O lenços são tão significativos para o personagem que até nos momentos em que está na cama com Jaqueline (Claudia Raia) o estilista não dispensa o acessório.
  • André Durão/UOL A figurinista Marília Carneiro exibe o esboço que fez para crirar o figurino de Jacques Leclair
“Assim como Jacques Leclair, eu estou tão acostumado com os lencinhos que, quando não estou gravando, sinto falta deles”, comenta Borges, acrescentando que também adora os sapatos. “Eles são incríveis, ricos em detalhes, o que só me ajuda a compor o personagem”.
Por ser extremamente exagerado, o guarda-roupa de Jacques Leclair é recheado ainda de camisas listradas, de bolinha e de seda. Entre as grifes mais usadas estão Gucci, Versace e Armani. “O figurino dele é totalmente comprado. Nada é feito na Globo. Inclusive alguns lencinhos são de alta costura”, entrega Marília Carneiro.
Além dos 12 lenços de bolso estampados e dos 12 de pescoço, o guarda-roupa do estilista conta ainda com inúmeras calças jeans, ternos escuros e claros. Entre os acessórios estão os óculos das marcas Gucci, Ermenegildo Zegna, Mykita e Mormaii; um anel com brasão para usar no dedo mínimo e uma corrente de ouro com um pingente no formato de tesourinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa seu comentário: