22 de dezembro de 2010

CARMEN MIRANDA - A PRIMEIRA BRASILEIRA QUE LANÇOU MODA.

                            Identidade brasileira nos anos 40.

A década de 40
Apogeu de Hollywood e Carmem Miranda, como um dos marcos desse período. Com ela surgiu a primeira fantasia genuinamente brasileira, criada por Alceu Pena: a baiana.(Gontijo). Carmem Miranda fez sucesso no Brasil e nos Estados Unidos, divulgando a cultura latino-americana. Foi a primeira brasileira a lançar modas, inclusive nos EUA – o “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas. Ainda hoje muitos estilistas buscam nela inspiração.
Em 40/45, acontece a Segunda Guerra Mundial, que bloqueou as importações de bens de consumo, consolidando a indústria têxtil e de confecções no Brasil. Durante a guerra só se importou de 10 a 20% dos tecidos consumidos no país.
       COM SEU APELIDO DE  ''PEQUENA NOTÁVEL''  FEZ SUCESSO MUNDO AFORA.
DONA DE UMA BELEZA SINGULAR
NÃO TINHA MEDO DE OUSAR.

                           FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA MUITAS ATRIZES E CANTORAS.
                          GENTE CONFESSO QUE EU GOSTARIA DE SER COMO ELA (CARMEN
                            MIRANDA, OUSADA, A FRENTE DE SEU TEMPO, LINDA, ETC...
                            UM ROSTO DE CAUSAR INVEJA A MUITAS DA ATUALIDADE.
                                                              Apesar de ter morado quase toda a sua vida no Brasil e nos Estados Unidos, Carmen Miranda nunca se naturalizou cidadã de qualquer um destes países. Manteve sempre a nacionalidade portuguesa.

Quando foi batizada Carmen Miranda recebeu o nome de Maria do Carmo Miranda da Cunha. Só mais tarde, no Brasil, para onde o pai emigrou quando ela ainda não tinha um ano de idade, ela adoptou o nome artístico por que foi sempre conhecida.
Aos 20 anos de idade, Carmen Miranda começou sua gloriosa e curta carreira de cantora e atriz. Porém, gravou seu primeiro disco somente aos 30 anos de idade. Nesta época, final da década de 1930, fez muito sucesso nas emissoras de rádio do Brasil.
A sua carreira artística transcorreu no Brasil e EEUU, entre as décadas de 1930 e 1950.
Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão e chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos.
O seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora dotropicalismomovimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960.
Devido ao grande sucesso, foi levada para os Estados Unidos, por um empresário norte-americano. Nesta fase da vida, fez um grande sucesso, representando nas suas músicas e danças, aspectos da cultura tropical do Brasil.
Apresentava-se com roupas coloridas, enfeites e chapéus com frutas tropicais e a sua imagem representava uma típica baiana.
Não demorou muito e Carmen Miranda foi parar nas telas de cinema de Hollywood. Actuou em vários filmes como, por exemplo,Serenata Tropical e Uma Noite no RioMorreu com problemas cardíacos, em 5 de Agosto de 1955, em Beverly Hills, Hollywood, sendo sepultada na cidade do Rio de Janeiro. Deixou, como legado, sua imagem alegre que é, até os dias de hoje, resgatada no mundo artístico e cultural brasileiro. Nunca deixou de ser portuguesa...
NÃO ME CANSO DE VER SUAS FOTOS , 
ADMIRANDO SEU TRABALHO E SUA BELEZA.

FUTURAMENTE MAIS POSTAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa seu comentário:

Postar um comentário